Planejamento financeiro: 6 etapas para construir a estratégia de sobrevivência do seu negócio

Planejamento financeiro: 6 etapas para construir a estratégia de sobrevivência do seu negócio

Em 2023, a cada minuto, quatro empresas fecharam no Brasil, segundo o Mapa de Empresas, do Governo Federal. Neste cenário, o setor de microempreendedores individuais (MEI) é o que apresenta mais taxa de mortalidade. 

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil, 29% dos empreendimentos cadastrados como MEI fecham as portas em até cinco anos. A falta de planejamento financeiro é um dos vilões que levam esses negócios à falência. 

A 9ª Rodada da Pesquisa Datafolha contratada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) sobre o Grau de Planejamento nas Micro e Pequenas Indústrias, revela alguns dados interessantes sobre o tema:

  • 17% das micro e pequenas indústrias adotam estratégias de longo prazo, priorizando a estabilidade e investimentos de longo alcance; 
  • 45% das empresas disseram que adotam estratégias de curto prazo, com foco em manter a estabilidade financeira do dia a dia;
  • 50% das pequenas empresas optam por estratégias de médio prazo, bem acima da média geral de 34% entre as micro e pequenas indústrias, buscando investimentos para resultados a seis meses.

Construir um planejamento financeiro estruturado permite uma visão mais ampla sobre o futuro, focando no crescimento e expansão do negócio, além de orientar a tomada de decisão e alocação de recursos.

Ainda que empreendedores e gestores tenham consciência disso, os dados expõem que nem sempre ele é feito visando a sustentabilidade financeira da empresa, principalmente a longo prazo.

Pensando em auxiliar na construção desse plano, reunimos abaixo seis passos para gestores e empreendedores criarem um planejamento financeiro assertivo.

Navegue por Categoria

EXCELÊNCIA
EM SERVIÇOS

A Bertini do Brasil integra as melhores e mais eficientes soluções de Tecnologia da Informação desde sua fundação, em 1995. A empresa orgulha-se de ser brasileira e com know-how para desenvolver e implantar projetos em todos os níveis de complexidade, tanto na América Latina quanto nos Estados Unidos e na Europa.