Durante o SuiteWorld 2024, NetSuite anunciou novos recursos de IA que serão integrados à versão redesenhada de sua suite de serviços
A Inteligência Artificial (IA) está no centro da estratégia da Oracle NetSuite para tornar seu pacote de serviços mais simples e eficiente para organizações. Durante a abertura do SuiteWorld 2024, principal evento global da companhia para clientes e parceiros, a empresa anunciou uma série de novos recursos de IA que atravessam toda sua plataforma.
“A IA é o multiplicador de força que nos permite dar um salto de aconselhamento e assistência às empresas para que elas alcancem seus objetivos. Ela trabalha por você, buscando vetores de crescimento e sugerindo caminhos que você sequer tinha pensado”, disse Evan Goldberg, vice-presidente executivo e fundador da NetSuite. “Tudo isso é feito enquanto a IA lida com a complexidade nos bastidores. Os usuários só percebem a simplicidade.”
Os novos recursos fazem parte de uma interface de usuário reformulada da plataforma NetSuite, apelidada de Redwood. Para Goldberg, o objetivo do redesenho é tornar a ferramenta uma extensão cada vez mais “natural” do nosso trabalho, o que inclui uma aparência mais simples e fluida. “Quando a tecnologia é complicada demais, ela pode acabar desacelerando ou até impedindo o crescimento”, disse.
O design Redwood será implementado no SuiteProjects Pro, Customer 360 e em toda a aplicação NetSuite – começando pelas áreas mais utilizadas, como painéis, listas e formulários.
Hillel Cooperman, vice-presidente sênior de UX e Design da Oracle, liderou a reformulação do visual da suíte de serviços da NetSuite. Durante a keynote de abertura, ele compartilhou que, após a explosão do uso de smartphones, os usuários se tornaram tão exigentes com a usabilidade de aplicações corporativas quanto com as aplicações B2C.
O resultado é uma linguagem visual que evoluiu para ser mais intuitiva, privilegiando espaços em branco para facilitar a leitura e evitando a concentração de informações. A IA também foi um elemento importante para o redesenho. “A IA generativa nos permite compreender melhor como os humanos se comunicam e, em seguida, aplicar isso à funcionalidade”, disse Cooperman.
Uma das formas como a companhia quer integrar a IA aos seus sistemas é o SuiteAnalytics Assistant. O assistente nativo é capaz de utilizar IA generativa para apoiar as organizações na tomada de decisão e na obtenção de insights de negócios. Ele permite, por exemplo, que os usuários corporativos recuperem informações de suas pastas de trabalho ou criem relatórios e visualizações de dados por meio de linguagem natural, gerando ganhos de eficiência.
Para organizações que já empregam geração de conteúdo por IA, o novo Prompt Studio permitirá aprimorar a qualidade dos materiais. O sistema oferece um hub no qual administradores e desenvolvedores podem configurar o formato, o tom e o nível de criatividade das respostas. Como resultado, os clientes terão mais controle sobre a configuração de prompts de IA generativa, aumentando a produtividade do usuário final.
O SuiteScript API também receberá novos recursos de IA generativa. Com eles, organizações poderão incorporar recursos de IA generativa em extensões e personalizações do NetSuite. Assim, os clientes poderão complementar rapidamente os recursos de IA nativos do NetSuite com SuiteApps alimentados por IA, que atendem às suas necessidades comerciais exclusivas.
Há também um novo assistente de código com IA para ajudar desenvolvedores a criar extensões e personalizações com mais agilidade no NetSuite: o Oracle Code Assist SuiteScript. O assistente pode gerar código básico (boilerplate) de forma ágil, além de criar e executar testes de unidade, gerar documentação ou responder a perguntas sobre programação.
Para organizações que ainda estão explorando as possibilidades da IA, a NetSuite também revelou uma adição ao programa Advanced Customer Support (ACS), apelidada de AI Playbook. O programa tem o objetivo de ajudar companhias a configurar, otimizar e criar novos recursos baseados em IA em toda a suíte, agilizando a geração de valor da tecnologia.
Conexões e expansão global
Além das novidades conectadas com Inteligência Artificial, a NetSuite também anunciou expansões de tecnologia para sua suíte de produtos. Um dos destaques ficou por conta de um novo conector entre a NetSuite e a gigante de CRM Salesforce. O recurso permitirá o compartilhamento de dados automaticamente entre as plataformas. Segundo a companhia, o fluxo dará a habilidade de alinhar dados em ambas as aplicações em tempo real, expandindo a visibilidade dos detalhes de pedidos e de atendimento, além de acesso a informações financeiras de clientes e de contatos.
Durante uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa, Goldberg afirmou que a conexão é um reconhecimento do fato de que há “milhares” de clientes que empregam ambas as aplicações em seus stacks de tecnologia, e não descarta que, no futuro, outras integrações possam ser incluídas no processo, como o Slack. “Nós queremos que os ecossistemas funcionem da forma mais natural possível”, disse.
O executivo também falou rapidamente sobre o sucesso que a companhia está obtendo com seus negócios no Brasil e confirmou que, no próximo ano-calendário, a NetSuite começará a operar seus serviços de nuvem em uma região no país. O movimento segue a decisão da NetSuite de, em 2022, migrar suas operações para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), que conta com estruturas em São Paulo e em Vinhedo.
“Nós temos tido muito sucesso com novos clientes na Índia e no Brasil”, anotou o Goldberg. Globalmente, a NetSuite ultrapassou a marca de 40 mil clientes – a empresa não divulga informações sobre a operação local – e estará, em breve, em 36 data centers de 17 regiões da OCI.
*O repórter está em Las Vegas a convite da Oracle.
Por Rafael Romer da IT Forum (https://itforum.com.br/noticias/netsuite-ia-extensao-natural-trabalho/)