Medição de impacto dos dados, analytics e IA: os grandes desafios dos executivos de dados

Medição de impacto dos dados, analytics e IA: os grandes desafios dos executivos de dados

Trinta por cento dos Chief Data and Analytics Officers (CDAOS) afirmam que seu principal desafio é a incapacidade de medir o impacto dos dados, analytics e Inteligência Artificial (IA) nos resultados dos negócios, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner, Inc.

A pesquisa anual Gartner Chief Data & Analytics Officer Agenda foi realizada de setembro a novembro de 2024 com 504 líderes executivos de Data & Analytics (D&A) em todo o mundo. Temas como esse e outros que moldam as prioridades para líderes de dados, analytics e Inteligência Artificial.

“Há uma enorme valorização em torno dos dados, na qual muitas empresas falam sobre o valor deles, o desejo de ser orientadas por dados, etc., mas poucas conseguem comprovar isso”, diz Michael Gabbard, Diretor Sênior e Analista do Gartner. “Frequentemente, as empresas que se alinham regularmente aos temas relacionados a dados superam seus concorrentes”.

Para a grande maioria (mais de 90%), as áreas focadas em valor e resultados dentro do escopo do líder de Data & Analytics tornaram-se sua principal responsabilidade nos últimos 12 a 18 meses, e continuarão a ser uma preocupação no futuro. No entanto, apenas 22% das empresas pesquisadas definiram, rastrearam e comunicaram métricas de impacto nos negócios para a maior parte de seus casos de uso de D&A.

“As empresas estão priorizando cada vez mais o desenvolvimento de uma estratégia robusta de Data & Analytics para aprimorar a tomada de decisões e a eficiência operacional, e isso cabe aos líderes de D&A”, diz Gabbard. “Os CDAOs devem acelerar a visão orientada por dados e centrada em decisões, identificando tendências importantes com antecedência para fazer escolhas proativas e informadas sobre a estratégia de Data & Analytics, criando um contexto operacional em torno desses fatores”.

De acordo com a pesquisa do Gartner, 91% dos CDAOs afirmaram que a criação de uma estratégia de D&A acionável é uma responsabilidade primária.

“Descobrimos que, embora a criação de uma estratégia de Data & Analytics acionável seja uma responsabilidade primária desses CDAOs, mais de um terço deles não identifica o estabelecimento e a evolução do modelo operacional como uma responsabilidade no mesmo nível”, conclui Gabbard. “Há uma lacuna perene entre o planejamento e a execução para os líderes de D&A”.

Por Tiinside (https://tiinside.com.br/21/02/2025/medicao-de-impacto-dos-dados-analytics-e-inteligencia-artificial-os-grandes-desafios-dos-executivos-de-dados/)

 

Navegue por Categoria

EXCELÊNCIA
EM SERVIÇOS

A Bertini do Brasil integra as melhores e mais eficientes soluções de Tecnologia da Informação desde sua fundação, em 1995. A empresa orgulha-se de ser brasileira e com know-how para desenvolver e implantar projetos em todos os níveis de complexidade, tanto na América Latina quanto nos Estados Unidos e na Europa.