Empresa do Recife quer dificultar a vida do fraudador digital

Empresa do Recife quer dificultar a vida do fraudador digital

Por Daniel Giussani – Publicado em 31 de janeiro de 2024 às, 10h01

A digitalização de serviços como os de banco e de varejo facilitou a vida de muita gente. Pessoas começaram a fazer na palma da mão algo que, antes, exigia uma ida a uma agência ou a uma loja. Por outro lado, esse processo também deu a criminosos novos caminhos para aplicarem golpes na população, com as fraudes digitais.

Quando eu e mais cinco amigos estávamos na faculdade de Ciência da Computação, nos deparamos com o artigo “O Computador do Século XXI”. Nesse artigo de 1991, Mark Weiser, cunhou o termo computação ubíqua para falar sobre o momento em que a computação vai para o plano de fundo, em que dispositivos conectados vão nos servir em todos os lugares de forma que ninguém pode vê-los. 

Como se, quando as tecnologias mais sofisticadas chegassem em seu nível máximo, elas desapareceriam. A escrita é um exemplo. Hoje em dia, quando a gente lê, não paramos para pensar no sistema que foi construído por trás. A energia elétrica é outro exemplo. 

Mas, no caso da computação, ainda percebemos um esforço envolvido. Ainda precisamos usar um dispositivo físico e apertar comandos. A visão do Mark Weiser é a de que um dia a computação vai continuar evoluindo e chegará em um ponto que vamos usufruir sem pensar na complexidade por trás. 

Essa ideia nos deixou tão fascinados a ponto de criarmos uma empresa para concretizar essa visão. 

Esse modelo de negócio foi pioneiro. Nos tornamos lucrativos em três meses de operação pós lançamento. Crescemos super rápido e por muitos anos. 

Mas, víamos no horizonte dois pontos de atenção: 

1) Com esse produto, não iríamos concretizar a nossa visão de tornar a computação ubíqua.

2) Eventualmente, as big techs iriam entrar nesse mercado, uma vez que mobile estava crescendo exponencialmente. A gente sabia que os maiores players globais iriam entrar com concorrência desproporcional, só não conseguiríamos prever quando. 

Por causa disso, enquanto crescíamos com localização para publicidade, começamos a pensar em produtos que iriam concretizar a nossa visão. E que seriam um bote salva vidas caso (e quando) a ameaça das big techs chegasse.

Navegue por Categoria

EXCELÊNCIA
EM SERVIÇOS

A Bertini do Brasil integra as melhores e mais eficientes soluções de Tecnologia da Informação desde sua fundação, em 1995. A empresa orgulha-se de ser brasileira e com know-how para desenvolver e implantar projetos em todos os níveis de complexidade, tanto na América Latina quanto nos Estados Unidos e na Europa.