De semáforo inteligente aos pontos de reciclagem: Google investe em sustentabilidade nas cidades

De semáforo inteligente aos pontos de reciclagem: Google investe em sustentabilidade nas cidades

O número de brasileiros que conhecem a pauta ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) cresceu no último ano. De acordo com uma nova pesquisa encomendada pelo Google à empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital MindMiners, uma em cada quatro pessoas (27%) no país já ouviu falar da sigla. Isto é mais seis pontos percentuais quando comparado ao ano passado. Além disto, quatro em cada cinco (83%) valorizam empresas e marcas ligadas à agenda ESG.

Neste contexto, o Google apresentou nesta quarta-feira, 22, diferentes iniciativas da companhia para o engajamento de clientes e consumidores nas frentes de sustentabilidade. Uma delas é o projeto Green Light, que utiliza inteligência artificial para fazer recomendações de melhoria no fluxo do trânsito a partir da otimização dos semáforos existentes nas cidades. Ao coordenar vários cruzamentos adjacentes para criar ondas de sinais verdes, as cidades podem melhorar o fluxo dos veículos e reduzir as emissões de CO2.

“O Google faz parcerias com cidades do mundo todo para entender os dados de administração pública e influenciar a tomada de decisão e o planejamento. A intenção é gerar relatórios que avaliam as emissões de CO2, por exemplo. No caso do Green Light já vemos resultados como a redução potencial das paradas dos veículos em 30% e a redução das emissões nos cruzamentos em mais de 10%”, diz Ivan Patriota, coordenador de parcerias do Google Mapas na América Latina. 

Sustentabilidade e consumo

Sabendo dos interesses dos consumidores com os temas relacionados ao ESG, o Google tem um trabaho de consultoria para empresas por meio do programada Impact!, que reúne dados e recomendações para ajudar empresas e marcas a evoluir em suas jornadas de maturidade ESG.

Assim a companhia desenvolveu, por exemplo, a possibilidade de mostrar no Google Mapas pontos de coleta de resíduos recicláveis. A ideia surgiu em parceria com o Grupo Boticário, que tem um programa de coleta de resíduos nas lojas do O Boticário, de forma a incentivar o cliente a devolver as embalagens de cosméticos de qualquer marca. Atualmente, são mais de 7.000 pontos por todo o Brasil.

“Temos tido discussões ricas com as empresas para comunicar melhor as ações e programas com as sociedades, considerando as ofertas de preodutos e serviços sustentáveis para todos”, diz Marco Bebiano, diretor de negócios no Google.

Por Marina Fillipe – Revista Exame

Navegue por Categoria

EXCELÊNCIA
EM SERVIÇOS

A Bertini do Brasil integra as melhores e mais eficientes soluções de Tecnologia da Informação desde sua fundação, em 1995. A empresa orgulha-se de ser brasileira e com know-how para desenvolver e implantar projetos em todos os níveis de complexidade, tanto na América Latina quanto nos Estados Unidos e na Europa.