Oracle faz parceria com Red Hat para plataforma de nuvem hibrída

Oracle faz parceria com Red Hat para plataforma de nuvem hibrída

A Red Hat acaba de reforçar sua estratégia de nuvem híbrida ao ampliar a parceria com a Oracle, tornando a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) uma plataforma oficial e estratégica para suas soluções corporativas. Com a nova fase da colaboração, o Red Hat OpenShift — principal plataforma de aplicações em containers da Red Hat — está agora disponível em toda a infraestrutura de nuvem da Oracle, incluindo ambientes públicos, governamentais, soberanos e distribuídos.

Essa expansão posiciona a Oracle como um dos pilares centrais da jornada de transformação digital da Red Hat, viabilizando o uso de Red Hat OpenShift e Red Hat Enterprise Linux em ambientes altamente regulados e sensíveis, inclusive em data centers locais via Oracle Cloud@Customer e Oracle Alloy. A infraestrutura da Oracle passa a oferecer uma base certificada para a execução de cargas de trabalho modernas, com destaque para aplicações baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, que exigem desempenho elevado, escalabilidade e segurança.

A colaboração entre as empresas atende diretamente à crescente demanda por ambientes híbridos. Segundo o Gartner, 90% das organizações irão adotar uma estratégia de nuvem híbrida até 2027, e um dos principais desafios será justamente a integração e sincronização de dados em diferentes ambientes. Red Hat e Oracle antecipam essa necessidade ao garantir suporte conjunto para suas principais soluções — incluindo aplicações Oracle como o WebLogic Server e o portfólio Oracle Cloud Scale Monetization — dentro do OpenShift, tanto na nuvem quanto on-premises.

A Oracle também intensifica sua presença como plataforma para bancos de dados corporativos. O Oracle Database, incluindo o Oracle RAC, permanece certificado para operar no Red Hat Enterprise Linux e será objeto de novas validações no Red Hat OpenShift Virtualization. A Red Hat pretende orientar seus clientes na execução dessas cargas de trabalho em ambientes virtualizados com a mesma robustez e confiabilidade que já oferecem em ambientes bare metal.

Com essa evolução, Oracle e Red Hat não apenas ampliam sua compatibilidade técnica, mas constroem uma base unificada para empresas que buscam flexibilidade operacional, soberania de dados e suporte corporativo em escala. A Oracle, agora, se consolida como uma plataforma de nuvem preferencial para o ecossistema Red Hat, capaz de sustentar desde aplicações tradicionais até as mais avançadas soluções de IA em ambientes híbridos complexos.

Por Tiinside (https://tiinside.com.br/12/06/2025/oracle-se-torna-plataforma-de-nuvem-da-red-hat/)

Navegue por Categoria

EXCELÊNCIA
EM SERVIÇOS

A Bertini do Brasil integra as melhores e mais eficientes soluções de Tecnologia da Informação desde sua fundação, em 1995. A empresa orgulha-se de ser brasileira e com know-how para desenvolver e implantar projetos em todos os níveis de complexidade, tanto na América Latina quanto nos Estados Unidos e na Europa.